Um blog sobre engenharia civil. Relatando desafio dos estudantes de engenharia civil até a carreira profissional. Mercado de trabalho, sistemas construtivos, material de estudo, informações diversas sobre diversos temas.

domingo, 1 de novembro de 2015

CRIAÇÃO E LEITURA DE PROJETOS DE PROTENSÃO

Valéria Martins Fonseca
Neste artigo serão relatadas as necessidades de criação e de uma boa leitura dos projetos protendidos, principalmente do projeto executivo, sempre visando à melhoria das técnicas, para evitar e minimizar erros de execução do projeto.

Para entender melhor sobre a criação e a leitura de projeto protendido, primeiramente tem-se a necessidade de saber o conceito de concreto protendido, ou seja, “A protensão pode ser definida como o artifício de introduzir, numa estrutura, um estado prévio de tensões, de modo a melhorar sua resistência ou seu comportamento, sob ação de diversas solicitações.” (PFEIL, CONCRETO... [2015]). Para a execução perfeita de um projeto de protensão, consistem em um conjunto de projetos, projeto estrutural, projeto elétrico, projeto hidrossanitário, projeto executivo, etc. Mas o principal projeto é o executivo, pois com ele todo o trabalho de montagem é realizado. O responsável para execução do projeto executivo deve saber ler o projeto, para que as falhas sejam anuladas na montagem de toda a estrutura com foco principal na distribuição das cordoalhas.
O que é leitura de projeto executivo de protensão? É a capacidade técnica de ler o projeto executivo e entender tecnicamente o que está descrito, principalmente a simbologia adotada, repassando esse entendimento para a equipe que executará esse projeto.
Para realização do projeto executivo, são necessários os projetos estruturais básicos realizados pelos engenheiros calculistas, com posse desses projetos a empresa responsável pelo projeto execução de protensão, poderá está dando início à realização do mesmo. Alguns engenheiros calculistas também realizam os projetos executivos.
Na criação do projeto executivo de estruturas protendidas é necessária análise de diversos pontos críticos, que podem prejudicar a execução do mesmo. Os principais pontos críticos são os shafts, a impossibilidade de protensão das ancoragens ativas e a divergências de informações de quantitativo descrito em representações de legendas. Os pontos críticos surgem como problema normalmente por falhas nos projetos, ou seja, erro na compatibilização dos projetos. Existindo divergências após essa análise será necessário entrar em contato com o engenheiro calculista para realização de revisões no projeto. Todo processo de criação e leitura gira em torno da compatibilização dos projetos, o que é compatibilização de projetos? “A compatibilização é feita pela sobreposição dos desenhos dos diversos projetos necessários para uma obra. O
processo de compatibilização é multidisciplinar e envolve, além do projeto arquitetônico, os diversos projetos de engenharia. É, portanto, uma atividade que tem como resultado a integração das interfaces entre os projetos do edifício, com o objetivo de resolver com sucesso os problemas históricos da fragmentação dos projetos no setor de edificações e reduzir - ou até eliminar - alguns dos seus principais problemas: as interferências físicas e perdas de funcionalidade, que geram retrabalho no canteiro de obras, decorrentes da incompatibilidade de projetos.” ( SANTOS, COMPATIBILIZAR... [2015]).
Ao realizar o projeto executivo se tem domínio por completo de todos os detalhes do projeto estrutural, fica claro todos os detalhes projetados para as estruturas protendidas, com visualização de todas as cordoalhas, feixes, uniformes, grupos, ancoragens passivas e ativas.
Com o projeto executivo tem-se a possibilidade de um orçamento mais exato, pois os cálculos que são realizados consideram as curvas que a cordoalha faz pelo percurso.
Visando o melhor entendimento do assunto abordado nesse artigo, segue abaixo figuras com detalhes de um projeto executivo.
Figura1: Lajes Protendidas
Fonte: Equipe de Obra (2011)

Figura2: Lajes Protendidas (detalhe1)
Fonte: Equipe de Obra (2011)

Figura3: Lajes Protendidas (detalhe2)
Fonte: Equipe de Obra (2011)

A criação e leitura de projetos protendidos possuem vários detalhes que são a garantia de um bom trabalho de criação e execução.
“O produto final do projeto estrutural é constituído por memória de cálculo, desenhos e especificações. As especificações podem constar dos próprios desenhos ou constituir documento separado. A memória de cálculo é o documento fundamental para o controle de qualidade.” (ABNT. NBR 6118, 2013).

Palavras-chave: Criação, Leitura de Projetos, Protendido, Projeto Executivo.

REFERÊNCIAS
COMPATIBILIZAR projetos reduz custo da obra em até 10%. Disponível em: <http://www.cimentoitambe.com.br/compatibilizar-projetos-reduz-custo-da-obra-em-ate-10/>. Acesso em 20 set. 2015

CONCRETO Protendido – Visão Geral. Disponível em: <http://www.ecivilnet.com/artigos/concreto_protendido.htm> Acesso em 13 set. 2015

LAJE Protendida. Disponível em:
<http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/46/laje-protendida-saiba-como-ler-projetos-com-sistema-queaumenta-254558-1.aspx>. Acesso em 13 set. 2015

ABNT. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto – procedimentos. : Projeto de estruturas de concreto – procedimentos. Rio de Janeiro, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário